A história do imperador albino e feiticeiro 'Elric de Melniboné - Livro 1', Editora Évora


Oi pessoal, eu sou o Pierre e também faço parte do portal Marcas Literárias agora. As vezes vou estar por aqui postando algumas resenhas (de livros que o portal receber ou de leituras que e fizer por fora). Espero que gostem. Pra estrear vou resenhar o livro "Elric de Melniboné - A Traição do Imperador, livro um" escrito pelo autor inglês Michael Moorcock. Esse volume que o portal recebeu foi traduzido pela Editora Évora que é uma de nossas parceiras.

A história começa muito bem apresentável, revelando as proezas e façanhas do Imperador albino e feiticeiro Elric, do reino de Melniboné, que se envolve em uma batalha muito perigosa e sombria desbravando para os leitores o cenário mais que perfeito da fantasia marítima medieval. Aliás, Elric se tornou um dos meus personagens favoritos das histórias que já li, e o cara mesmo cercado de vilões e inimigos ainda conseguiu arrumar tempo para poetizar várias vezes para a sua amada Cymoril, sem exageros, a escrita do livro em muitos momentos parecia trazer à memória umas inspirações shakespereanas, e isso foi bem legal. Elric exibe um conjunto de magias muito interessante e se mostra um cara bem único, diferente de todos, que se depara com uma grande dúvida quando vê a necessidade de escolher o lado da moralidade ou da cultura de seu reino. 

O autor é inteligente, mestre nos detalhes das descrições do gênero e tem uma pegada clássica bem sofisticada e sedutora. Adorei o jeito como ele soube descrever todos os personagens e todas as cenas, aliás, adoro fantasia nórdica. Ler sobre os aspectos da feitiçaria, das espadas, piratas, embarcações, guerras marítimas e bárbaros é sempre muito empolgante pra mim. A Editora Évora foi muito feliz com a escolha de traduzir e publicar esse clássico do gênero, sem contar que a diagramação e o material da saga está muito bacana.


O Moorcock conseguiu retirar além desse quesito herói-princesa-vilão, os tópicos  das fantásticas guerras motivadas pela busca pelo poder e política, e originadas através de grandes traições. Muito perigo e surpresas esperam o leitor nessa saga desse autor pioneiro do gênero que inspirou tantos outros como Neil Gaiman e R.R.Martin; É incrível como dá pra ver muita coisa do R.R.Martin nesse livro, como o estilo de escrita. Em alguns trechos a história chega a ser trágica e, sem querer dar spoilers, mas já me adiantando, uma enorme surpresa nesse reino medieval nórdico é parte do final dessa obra de traços bem góticos.

Eu já tinha recebido algumas recomendações para ler Moorcock e se soubesse que me agradaria tanto com sua mensagem eu teria mais pressa para conhecer o Elric. Os capítulos são bem curtinhos e dá vontade de ler o livro todo sem parar um segundo. Eu consegui fazer a leitura em três dias, foi bem rápido mesmo. As vezes tem umas paradas, a narrativa fica chata, sem muita ação (o que é até normal na fantasia) e alguns personagens (os secundários) parecem bem distante e sem motivação. Ainda não foi o livro imaginado por mim com cenas fortes e inteiras de ação contínua. Mesmo assim foi tudo muito legal. 

Mesmo com um tema bastante politizado e as formas de militarismo bem concentradas tem como se sentir á vontade e entender os reflexos com o tempo atual. Desde os primeiros capítulos já consegui enxergar o lado mais pesado do poderio Melniboneano. Foi muito agradável ler algo escrito na década de 70 e ter a certeza de que esse nosso mundo não evoluiu quase em nada, dado os problemas atuais em vista. Muita violência, com muitos monstros, demônios, bárbaros, soldados e personagens ilustres e muito apaixonantes fazem parte da sequência de leitura. Eu tive a sensação de acompanhar algo muito parecido com os escritos da era Arturiana e com o estilo filosófico de grandes outros autores. A experiência dessa minha leitura foi muito boa e vale 4 estrelas. Estou ansioso para ler o segundo livro também.

Sobre o livro

Título: Elric de Melniboné - Livro 1
Subtítulo: A Traição do Imperador
Autor: Michael Moorcock
Editora: Évora
Estrelas:  ✮✮✮✮
Gênero: Fantasia
Páginas: 182
Ano: 1972/2015

Sinopse: A história de 'Elric de Melniboné', o imperador albino e feiticeiro, é uma das grandes criações de fantasia moderna. Um fraco e introspectivo escravo de sua espada, Stormbringer, ele é também um herói cujas aventuras e andanças sangrentas levam-no, inevitavelmente, a intervir na guerra entre as forças da lei e do caos. Um clássico do gênero espada e feitiçaria, Elric de Melniboné é um ícone excepcional da fantasia de violência, poder, política e guerra. Neste livro, Elric enfrentará a ameaça ao império de Melniboné e transitará entre o uso da magia e seus princípios morais, que o impedem de tomar algumas decisões. Além disso, sua amada Cymoril encontra-se em perigo, e ele não medirá esforços para salvá-la. Pela primeira vez, a editora Generale traz para os leitores brasileiros a tradução dos textos originais da Saga de Elric de Melniboné, sendo este o primeiro livro.

Sobre o autor

Michael John Moorcock (nascido a 18 de Dezembro de 1939, em Londres, Inglaterra) é um escritor britânico prolífico que se dedica essencialmente à ficção científica e à fantasia, mas que também já publicou vários romances literários.

O livro na Editora Évora: https://goo.gl/mAJDtZ
O livro no Skoob: https://goo.gl/vJ69M1
A Editora Évora: www.editoraevora.com.br

6 comentários:

  1. Seja bem vindo Pierre. Que resenha bacana cara, ficou muito boa, parabéns! Que bom que o livro tenha lhe agradado. Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Show cara! Seja bem-vindo!
    Ficou muito boa a sua resenha sobre o livro. É bem legal ler histórias de guerras marítimas, eu gosto também.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. Uau! Acho que ainda não tive uma experiência como essa. O livro parece ser muito bom, sua resenha está incrível! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Valeu Melissa, fico feliz com o seu elogio.

      Excluir

Conheça mais sobre o fundador do Marcas Literárias

LIVROS DO AUTOR LUCIANO OTACIANO EM DESTAQUE

#PapoComAmanda: Especial Halloween

Artigos, crônicas, contos, poesias e destaques