Graciosas aventuras de 'O Garoto Viajante na Floresta Amazônica', conto infantil da autora Dalila Resende


As histórias em formato digital ganham cada vez mais espaço no dia a dia dos leitores mais habituados com a tecnologia. Até mesmo os mais jovens têm sido agraciados com esse tipo de mídia que, ante a um momento de puro avanço tecnológico mundial, colabora para a disseminação de um hábito necessário para o desenvolvimento social da criançada: a leitura. Incendiado por essa vontade de conhecer novas mídias digitais no campo da literatura, comumente faço downloads de livros e contos na plataforma da Amazon e, vez ou outra, público uma dica de leitura aqui no portal. Dessa vez, o conto da autora Dalila Resende fez-me retornar a esfera imaginária da mente infantil e levou-me por uma aventura para lá de divertida e, sobretudo, educativa. 'O Garoto Viajante na Floresta Amazônica' ensina e diverte, ao mesmo tempo, e traz à tona a graciosidade da autora, característica que fica bem perceptível quando a gente observa a cautela em suas escolhas pelas palavras mais adequadas. O leitor, pequenino ou não, sente o coração repleto de sentimento bom.

A história é contada pelo terno Lucas, que tem ao seu lado a amiga Glorinha para ajudá-lo em suas aventuras pela floresta amazônica. Seus sonhos e o uso da imaginação são elementos valiosos para do público cujo o gênero da história visa alcançar. As nossas crianças precisam de histórias assim. O conto é maravilhoso. A leitura é agradável demais, e a sutileza com que a autora nos apresenta os pequenos personagens, e a ternura com que Lucas e Glorinha transmitem suas importantes mensagens para o leitor tornam o processo de leitura mais do que prazeroso. A recomendação é necessária pois as crianças precisam de estímulos em relação à leitura a à manutenção de seus sonhos e objetivos. A história consegue, com muita harmonia e sutileza, driblar a realidade pesada e condicionar os pequenos à aventuras que podem fazer um grande diferencial no processo de formação psicológica, educacional e social.

Em outras palavras, a autora cativa e busca mexer com a imaginação do leitor. Para todos os que gostam de se aventurar e encontrar boas mensagens nas histórias infantis, este conto é uma excelente indicação. O folclore e parte da cultura nacional, como as riquezas e beleza da natureza, lendas, nomenclaturas tradicionais da região norte/nordeste e o conhecimento das tribos e raças são muito explorados no conto, que mesmo curto, consegue desenvolver muito bem a mensagem de cuidado com o meio ambiente e de uso da imaginação. A parte fantástica também conta com a presença da Menina Lobo da floresta, criaturinha muito peculiar e emblemática da história, assim como Tião, o guardião do portal do tempo. Onças pintadas, araras azuis, macacos peludos, peixes bois, golfinhos e voos espetaculares durante o sonho dão encantamento ao conto.

Lucas e Glorinha viajam através dos sonhos, voam sobre as florestas e rios e mostram o valor da amizade pura, assim como a importância do olhar pela natureza e zelo por nosso patrimônio cultural e ecológico. Fica a dica para a autora de apenas adicionar ilustrações nos próximos livros com a mesma temática para que atraia ainda mais a atenção dos pequenos. A capa, por exemplo, é linda, e chama a atenção já pela ilustração.

Leitura maravilhosa. Fica a dica.

A autora tem outras histórias na Amazon, como O Garoto Viajante e o Tesouro Perdido, O Garoto Viajante na Terra do Futebol, O Pequeno Viajante No Cerrado Brasileiro, entre outras. Clique nos links abaixo e boa leitura.

Sobre o conto

Título: O Garoto Viajante Na Floresta Amazônica 
Autora: Dalila Resende 
Editora: #
Estrelas:  ✮✮✮✮✮
Gênero: Aventura Infantil
Páginas: 13
Ano: #

Sinopse: A história “O Garoto Viajante na Floresta Amazônica”, da autora Dalila Resende Parreira, é informativa e educativa. Narra as aventuras de Lucas, o personagem principal, que viaja através dos sonhos, numa mistura de realidade e ficção. Nessa história, voa com sua amiga Glorinha sobre as florestas e rios, conhecem pessoas e lugares inusitados, se divertem e vivenciam experiências incrivelmente maravilhosas. A história informa e educa sobre fatores reais e preocupantes sobre a floresta amazônica, que podem comprometer o futuro das pessoas em todo o mundo. Orienta passo a passo a produção de textos. 

O conto na Amazon: https://goo.gl/UHVMb9
Outros contos da autora: https://goo.gl/3ZxCBp

4 comentários:

  1. Leituras rápidas de serem lidas são sempre muito bem vindas Leonardo. E, essa obra infanto juvenil de aventura é uma boa indicação. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, ler contos é sempre uma experiência perfeita. As coisas acontecem rápido e os desfechos te pegam de surpresa. É uma boa dica para quem quer quebrar um pouco a exaustão literária causada por leituras mais cansativas.

      Valeu!!!! Abraço!!!

      Excluir
  2. Ah, gente, que bonitinho!
    Adorei a premissa da história.
    Eu gosto de ler histórias infantis e vou indicar para as minhas sobrinhas, que andam indo no mesmo caminho de leitura que eu.
    Adorei saber que é em ebook, apesar de eu ser da turma de livro físico.

    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode indicar sim, Teca, tenho certeza que suas sobrinhas vão adorar a história da Dalila. Ela tem uma variedade bem legal.

      Ah, também sou muito mais fã dos físicos do que digitais. Não há sensação melhor do que folhear as páginas e sentir a história entre seus dedos.

      Beijos!

      Excluir

Conheça mais sobre o fundador do Marcas Literárias

LIVROS DO AUTOR LUCIANO OTACIANO EM DESTAQUE

#PapoComAmanda: Especial Halloween

Artigos, crônicas, contos, poesias e destaques