Um guia fantástico de relacionamento apresentado por Joacil Luis em 'Faça seu amor durar para sempre'


Até mesmo no dicionário, a simples palavra AMOR é notificada com uma série de definições. A palavra até pode ser simples, mas o sentimento jamais. O amor, dentre outros sentimentos também intensos, é certamente o mais procurado entre os indivíduos na face deste vasto planeta, e talvez por razão desta procura desenfreada, muitos cometam equívocos e entrelacem pés e mãos durante o processo de relacionamento. Neste segundo artigo do ano, o tema é este mesmo, o tão falado e discutido AMOR, aquele sentimento que muitos poetas e amantes da vida e dos sexos opostos já tentaram explicar diversas vezes. Aqui, a razão não é necessariamente a busca pela explicação mais exata do que é o amor, mas sim a ênfase em aspectos de grande importância para que a perduração do sentimento seja a maior possível em cada pessoa. O autor, psicólogo, neuropsicólogo, palestrante e hipnoterapeuta Joacil Luis de Oliveira convida o leitor a conhecer o seu novo lançamento publicado pela Giostri Editora, ''Faça seu amor durar para sempre'', que após leitura há como se convencer de ser realmente um verdadeiro guia com os protocolos do amor e do relacionamento. O livro chegou para o Marcas Literárias no final de 2016 e já faz parte do acervo especial do site. Na obra, uma série de etapas significativas para um bom 'funcionamento' do amor nas relações amorosas é ditado claramente, e de forma também eficaz o leitor enxerga sem problemas todos os passos errados que dá, que deu e que dará em seus relacionamentos.



Faça seu amor durar para sempre / Joacil Luis de Oliveira/ 128 páginas /
2016 / Psicologia/Autoajuda / COMPRAR


Quem quer amar quer também ser amado, mas se não estiver preparado para as duas coisas, ocorrerá uma série de conflitos em vez de amor, que poderá culminar no sufocamento da primeira metade, incapaz de amar sozinha. Então, antes de se envolver em um relacionamento de amor, cuide-se e apronte-se para doar e receber a mais prazerosa das emoções. Este livro mostrará a você como agir para fazer seu amor durar para sempre.



''Se quiser um amor para toda a vida, não espere que o acaso lhe traga; comece fazendo uma boa procura. Não procure pelas fotos postadas nas redes sociais; elas não mostram o que você precisa ver. Não busque nas silhuetas de um corpo bem ornamentado; elas mudarão com o passar do tempo. Não se iluda com presentes, nem com perfume agradável que o outro usa; tudo isto desaguará na efemeridade.''

Percebe-se, pela capacidade do autor em apresentar com precisão essa série de etapas indispensáveis ditadas no início do artigo, que o cuidado é um dos principais elementos que a ser priorizado no amor. Tanto o cuidado para consigo mesmo quanto aquele para o par. Aquele que não zela por si, jamais zelará pelo próximo. No modelo apresentado por Joacil Luis em seu novo volume (que segue a mesma linha de escrita e desenvolvimento do livro anterior, ''Adolescente rebelde - Como lidar?''), é claro observar que amar-se antes de amar alguém é um dos primeiros passos para fazer o seu amor durar para sempre. Não há como negar que as dicas do psicólogo sejam mesmo infalíveis e valiosas, o leitor fica com aquele pensamento de: ''Poxa, por que eu não pensei nisso antes?'' e até mesmo ''Cara, não é que ele tem razão!?''. Mas a verdade é que é muito comum que no dia a dia as pessoas, rodeadas por uma série de problemas, não se atentem tanto para os cuidados necessários do sentimento e acabem esquecendo que o amor é como uma planta, que para crescer, dar frutos e continuar viva, é preciso ser regada e cuidada diariamente. 

''Assim é o amor, valioso como uma joia de infinito valor que alguém encontra, suja e sem aparência, embaixo da terra. assim com se cuida do ouro para que resplandeça sua beleza, o amor deve ser zelado para que amente e eternize-se.''

Os padrões estabelecidos pela sociedade sobre a questão da beleza também é regularmente citado nos exemplos do autor como um dos grandes problemas encontrados nos relacionamentos, principalmente daqueles mais jovens ou que, por algum motivo, trazem em sua formação, traumas. Isso acaba gerando ciúmes nos relacionamentos e trazem muita instabilidade para as relações. ''Aquele que não ama seu corpo poderá pensar que o cônjuge está com ele por pena, conveniência ou qualquer outra coisa que não seja amor. Assim, sempre que uma terceira pessoa se aproximar do casal, poderá ser recebida como ameaçadora, e o 'ciumento' se manifestará...''

Durante a leitura, entende-se que alguns elementos são necessários para uma boa conservação do amor e servem para que cada indivíduo manifeste o seu melhor para o parceiro, como o romantismo, o carinho, o perdão e a estabilidade emocional, assim como alguns são tidos como intoleráveis, a exemplo da violência e do medo. ''Quem agride fisicamente, além de demonstrar desrespeito pelo corpo do outro, jamais fará o amor durar para sempre''.

É legal observar que as histórias escritas por Joacil Luis durante a obra servem para elucidar histórias verídicas das tão comuns vistas e escutadas no cotidiano. Elas fazem o leitor refletir diretamente sobre o protótipo enunciado. A forma objetiva (sem rodeio algum) que o autor transmite seus conhecimentos em forma de autoajuda facilita o entendimento do leitor, que deve, sem sobra de dúvidas, ter esse maravilhoso guia sempre ao seu lado, afim de retificar diariamente os passos corretos a serem dados. Em certos momentos, alguns pontos são frisados, dos quais os leitores nem se dão conta do verdadeiro valor que cada um têm, como o seguinte trecho onde o autor expressa-se sobre a agressividade: ''... A agressividade é uma forma de interação social onde a pessoa quer impor sua vontade, sem se preocupar com as consequências que ela trará para o outro''.

Fica claro que nem sempre os erros cometidos nos relacionamentos são fatores ocasionados por parte do psicológico humano, como traumas devido a vivências na infância e adolescência; em certos casos, a displicência é a maior inimiga dos infratores, que nem mesmo percebem a forma de interação relapsa que têm com os parceiros. Joacil Luis deixa claro que uma busca mais atenta deve ser realizada com critério afim de encontrar pelo caminho tipos conhecidos da sociedade que acabam se escondendo entre tantos outros rostos, como os machistas, desconfiados e "don-juans". 

Ao final, descobre-se que há muitos meios a se utilizar para que o amor dure para sempre. O livro é recomendado para os amantes mais fiéis do tal amor. Isto mesmo, aquele citado lá em cima... E aí, você quer dar uma valorizada no seu relacionamento mas não sabe como? Adquirir o livro é um bom começo, não perca tempo. Eu me surpreendi com o que encontrei nas entrelinhas desse guia fantástico. A minha segunda leitura do ano chega de forma agradável ao meu conhecimento, mudando minha maneira de ver e pensar certas coisas que já faziam parte da minha incoerente formação emocional. O autor merece todo o prestígio possível. 

5 comentários:


  1. Cara, eu já li esse livro e concordo plenamente com você. O livro é um guia espetacular sobre o amor no relacionamento. Grande parte da população brasileira têm um enorme preconceito com o gênero, é uma pena, pois eu sempre li livros de autoajuda e continuo lendo-os até nos dias atuais. Esse livro merece ser lido por muitos leitores, vale muito a leitura. Ah, a resenha tá perfeita, bem completa. Forte abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Luciano, grato pelos elogios quanto a resenha.

      suas palavras a respeito do livro só servem para aclarar ainda mais a maravilhosa obra escrita pelo Joacil. Esse livro merece ser lido por muitos leitores mesmo.

      Quanto ao preconceito pelo gênero, infelizmente isso ainda existe mesmo, porém, façamos nossa parte, nos apeguemos ao que é bom e melhor. 'Faça seu amor durar para sempre' está nesse lista, com certeza.

      Abraços.

      Excluir
  2. Resenha perfeita. Expressa genuinamente a essência do livro. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá caro amigo e autor, obrigado, fico contente que eu tenha conseguido capturar a grande essência inserida no livro. Parabéns a você pela maravilha de composição.

      Conte sempre que precisar. É sempre uma satisfação enorme apresentar suas obras aos leitores.

      Abraços!

      Excluir
  3. livro faça seu amor durar para sempre na Saraiva
    http://busca.saraiva.com.br/?q=livro%20fa%C3%A7a%20seu%20amor%20durar%20para%20sempre&autocomplete_type=historical&autocomplete_order=1&search_id=7f1f76a8-8220-491a-9cf7-e0d57fe5529a

    ResponderExcluir

Conheça mais sobre o fundador do Marcas Literárias

LIVROS DO AUTOR LUCIANO OTACIANO EM DESTAQUE

#PapoComAmanda: Especial Halloween

Artigos, crônicas, contos, poesias e destaques