Realidade e ilusão


Eu estive pensando nesses últimos dias: nós temos muitas dúvidas em nossa breve vida. Às vezes, dúvidas fúteis como escolher a roupa, o celular novo, o que comer no almoço, qual livro escolher para comprar, enfim... dúvidas, dúvidas e mais dúvidas. São tantas dúvidas que parece que vamos enlouquecer com elas. Saiba que no amor também é assim, sempre ficaremos na dúvida. E, se você duvidar, não tenha dúvida, ela está lá, para te contrariar. E quando há dúvida, não há dúvida, simplesmente ter dúvida não é o suficiente. Todos nós merecemos a certeza. Nós merecemos a certeza de que alguém nos ame de verdade. Saiba que quem gosta cuida, se importa e te protege em relação aos outros. Isso sim, é amar de verdade. Às vezes parece algo chato e piegas demais perguntar ao outro como foi o seu dia. Rir junto com você, sofrer com você e te consolar quando precisar. Fazer companhia para o que der e vier. Somente ter o outro nos momentos bons não é o suficiente, é preciso ter o outro nos momentos ruins também, assim a relação se fortalece, um cresce e aprende com o outro. E nós vivemos a vida nos enganando, temos a mania  idiota de nos enganar, parece que quando a realidade não agrada, a traiçoeira mente insiste em só acreditar naquilo que quer. Certamente a nossa mente é bem intencionada, é bem verdade, no entanto é um tanto covarde, e isso só perceberemos mais tarde, em geral, quando é tarde demais. Aí já foi! Já era! Simplesmente não volta atrás. Geralmente ela se apega as falsas ilusões e as utiliza como um escudo para nos proteger da verdade. E ela não está satisfeita, ela insiste nessa mania bizarra de se esquivar toda vez que a realidade nua e crua não nos agrada. A verdade é dolorosa. Doerá um pouco, mas você vai suportar; corriqueiramente, a mente mente para nos poupar. Já reparou? Não? Preste atenção. Acorde para a vida, trouxa! Saiba que se você permitir, a sua mente te iludirá durante a sua existência, não viva de ilusão, viva a realidade, de preferência, a sua realidade. Cada um de nós temos a nossa própria realidade, e cabe a nós vivê-la ou viver de ilusão. Não jogue a culpa na vida, de uma vida que não é sua por simplesmente se deixar ser iludido por uma realidade de outrem.

8 comentários:

  1. Olá!
    Nem me fale de verdade que dói. Ela já me machucou várias vezes, mas acho que ela é ainda melhor do que uma mentira.
    Adorei a reflexão.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Oi Bruna! Certamente a verdade, por mais dolorosa que seja, é melhor que a mentira. Eu também já me machuquei muito com ela, e amadureci com ela também. Agradeço a sua visita. Beijão!

      Excluir
  2. Uau! Choque de Realidade, haha Gostei!
    Muito bom o texto!!!
    Beijos ❤
    JP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela presença constante Melissa. Beijão!

      Excluir
  3. Relacionamentos são sempre complexos e, acima de tudo, exige uma entrega de ambas as partes, seja qual relacionamento for, tanto entre um casal quanto em uma amizade sincera. Temos que realmente nos atentar a estes entraves da nossa mente para que o mais importante não seja deixado de lado: a realidade, a nossa realidade.

    '' Acorde para a vida, trouxa! Saiba que se você permitir, a sua mente te iludirá durante a sua existência, não viva de ilusão, viva a realidade, de preferência, a sua realidade. Cada um de nós temos a nossa própria realidade...''

    Muito bom, parabéns pelo texto.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Leonardo! Concordo com o seu comentário. Abraços!!

      Excluir
  4. Olá Luciano.
    Um verdadeiro choque de realidade seu texto, admirável ♥
    Beijos,
    teattimee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Conheça mais sobre o fundador do Marcas Literárias

LIVROS DO AUTOR LUCIANO OTACIANO EM DESTAQUE

#PapoComAmanda: Especial Halloween

Artigos, crônicas, contos, poesias e destaques